GERAÇÃO PROZAC

quinta-feira, junho 29, 2006

Até na Alemanha!

Bem, parece que a alienação causada pela esfera mágica não é exclusividade dos brasileiros. Lá, no país da Copa, os políticos também se aproveitam do mundial para escamotear suas falcatruas !
É..político é político em qualquer lugar e em qualquer língua!
Veja a matéria completa no link da BBC.
Qualquer semelhança não é mera coincidência....

40 Comments:

  • Cuidado meninas. Não vamos cair no discurso pregado pela mídia, o da demonização da classe política...
    Lembra que martinuzzo já bateu muito nessa tecla?

    By Blogger tatycomunica, at 6:57 PM  

  • Não há "demonização" nenhuma da classe política. Simplesmente vamos deixar de critica-los para eles nao se sentirem afetados? Oras...

    E outra, estamos dando exemplo de que nem so no Brasil há políticos que se aproveitam dessa copamania, onde a coisa mais importante do mundo parece ser levantar aquela taça. Até os políticos alemães tiram vantagens disso.

    Deixar de criticar não vai favorecer em nada a conscientização política da população.Aliás, se brasileiro REALMENTE tivesse senso crítico, o país nao estaria na merda que está.

    By Blogger geração prozac, at 8:25 PM  

  • E outra, para quem crítica tanto o sistema capitalista, porque preservar a classe política de críticas, se é a classe política, antes mesmo da mídia, que usa e abusa desse sistema injusto?

    By Blogger geração prozac, at 8:28 PM  

  • O cuidado é com a generalização, com a representação simbólica que esse tipo de discurso tem.
    O engodo aí não e referente aos políticos, mas sim referente a indissociação que se tem entre a classe política, ou seja, os representantes políticos e o mecanismo POLÍTICA.
    O perigo é o da associação indevida em relação a esses dois constructos sociais, que são mesclados um no outro, mas que na verdade um não representa as possiblidades do outro, talvez é nesse ponto que a crítica possa vir a se tornar válida.

    By Blogger wlmansur, at 6:15 AM  

  • Essa questão vai muito mais além do que dizer que dizer que brasileiro não tem senso crítico e que a grande causadora dos absurdos causados na política são devidos à copa.A superestrutura criada pelo sistema é isso, e provavelmente nós como futuros comunicadores, contribuiremos para isso. OU NÃO.
    O Brasil ganhando ou não aquela taça(o que não vai fazer diferença nenhuma pra mim,não vão aumentar meu salário, nem me promover no estágio), os políticos não ficaram mais ou menos honestos.
    Mas pelo menos talvez seja criado um "sentimento nacional", que pode ser explorado lá pra meados de outubro.

    By Anonymous Rodrigo Rubens, at 6:47 AM  

  • MAs sem generalizações caro ONi..
    ainda há gente boa nesse mundo...
    mesmo sendo a minoria

    By Anonymous Rodrigo RUbens, at 6:48 AM  

  • Obrigado wanderson pelo esclarecimento... Essa demonização a qual eu quis me referir, é em relação a essa desmoralização feita pela grande mídia, como se todo político não prestasse, como se a política não fosse mais um mecanismo de mudança social. E, em nenhum momento eu disse que não devemos apontar críticas em relação aos políticos. Apenas quis relembrá-las que a grande mídia que é o grande preposto ideológico do capital, vai sempre a todo custo desmoralizar a política...
    É isso...

    By Blogger tatycomunica, at 9:34 AM  

  • Mas generalizar sobre a polícia,pode?!

    By Blogger geração prozac, at 6:25 PM  

  • Olha,sinceramente, eu nao entendo

    Voces dizem que não defendem a classe política e sim o mecanismo político.


    Pois para mim, um não vive sem o outro.
    Não parece claro que os mecanismos políticos do mundo de hoje aliada ao capital, favorece a "classe política"?

    Não há como fazer essa DISSOCIAÇÃO.

    Não há como dizer "sou contra os políticos, mas a favor da política" do jeito como a política é feita. Sejamos praticos.

    Se querem tanto o fim da demonização da "classe política", deveríamos pensar numa reforma política, e não simplesmente em "varrer o congresso" ou coisas do tipo (que para variar, nunca acontecem, o Brasil ganhando ou não a Copa).

    Podem fazer uma renovação integral do congresso, que a roubalheira continuará a mesma, porque os "mecanismos políticos" permitem isso.

    Que democracia é essa que so serve para sufocar as pessoas honestas enquanto safados se elegem ano apos ano com publicidades milhionarias? Ou alguem acredita aqui que a boa vontade da Heloísa Helena será capaz de deter o trator bilhionário dos tucanos e petistas?


    O que eu ganho sendo a favor de uma pseudo-democracia-política que tem mecanismo de sobra para manter esses vermes do poder?

    Generalizo sim, porque sei que o trabalho de pessoas honestas nunca vai ser suficiente enquanto esses "mecanismos políticos" continuarem os MESMOS.


    erica.

    By Blogger geração prozac, at 8:17 PM  

  • Errata
    *nunca vai ser = nunca serão

    By Blogger geração prozac, at 8:19 PM  

  • A analogia de polícia com política é um tanto injusta, apesar de elas representarem os mesmos interesses muitas vezes.
    O único modo de se vencer as discrepâncias causadas pelo capitalismo, é a POlÍTICA, enquanto método de se pensar socialmente a transformação, e não enquanto um mecanismo que defende esse sistema, apesar dela ter sido instrumentalizada dessa forma.
    Talvez o fato aqui seja a redução da política aos técnicos políticos e isso nem de longe representa o que é de verdade a POLÍTICA, todo o seu potencial transformador.
    Não se resolve a situação fazendo propostas denuncistas, isso já é por demasiado pregado, pois bater na política é abrir caminho para o capitalismo, que preza pela apatia, pela apolitização, esse é o discurso hegemônico.
    Falar assim de forma inconsequente não ajuda pra reflexão, muito pelo contrário afasta as pessoas cada vez mais dela, e isso auxilia para que o pacto da mediocridade política continue...todos são assim, política só tem ladrão.

    By Blogger wlmansur, at 10:09 PM  

  • Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    By Blogger wlmansur, at 10:20 PM  

  • Quero deixar claro que eu não defendo técnico político corrupto, e não defendo o banditismo político, as regalias, as barbaridades que alguns desses fazem com o que é público.
    O conceito de Política que defendo é esse: "A Política, é a arte de construir o bem comum, a partir do consenso dos homens de bem, estabelecido por meio do debate. Todos os homens são seres políticos, pois vivem em sociedade".(Aristóteles)
    A política que não preza pelo bem comum, não é política, e o sujeito que está inserido nela sem essa consciência também não o é, ele é sim um representante de seus próprios interesses privados, um bandido no sentido mais literal da palavra.

    By Blogger wlmansur, at 10:22 PM  

  • Generalizar a polícia?
    Não acredito que depois de tanto se falar nesse assunto as pessoas não conseguem entender o que se tem por trás de toda a criação dessa instituição. Meu Deus!
    Não tem nada a ver com a política que remonta a Grécia Antiga, e que nunca foi criada para servir o capital - ele é que se apropriou-, e sim para, segundo Aristóteles, construir o bem comum, a partir do consenso dos homens de bem, estabelecido por meio do debate. Ele também definiu que todos os homens são seres POLÍTICOS, pois vivem em sociedade...
    Talvez depois de lermos mais, nos aprofundarmos mais, um livro por exemplo, como vigiai e punir de foucault, poderia começar a qualificar esse debate, como já diria meu amigo malandro...

    By Blogger tatycomunica, at 10:33 PM  

  • hauhauhau
    Escrevemos a mesma coisa!

    By Blogger tatycomunica, at 10:35 PM  

  • "Não parece claro que os mecanismos políticos do mundo de hoje aliada ao capital, favorece a "classe política?"
    De que mecanismos políticos vc se refere? Os institucionalizados? Como o Estado Neoliberal, a Igreja, (salvo as CEBS que estão a beira da ruína com a proliferação do neopentecostalismo) alguns partidos políticos, a família nuclear burguesa (que também já não é mais o principal foco do capital), a escola, a universidade muitas vezes...mas existem setores da sociedade que pensam o bem comum, que tem sede de mudança social, e isso não pode ser negligenciado.
    É claro que vivemos numa sociedade fragmentada em suas lutas, corporativista, onde existem movimentos sociais que preferem negociar com os setores do Estado e do Capital, ao invés de resistir a eles, visando apenas um bem localizado em suas próprias demandas.
    E isso tem razão de ser, pois não temos mais um sentimento que nos une enquanto sociedade, enquanto sujeitos de nossa própria história, que nos une em volta da política, pois o Capital fez o dever de substituí-la pela publicidade e pelo consumo.

    By Blogger wlmansur, at 10:44 PM  

  • Viva ao anarquismo!
    Hauhauhauhau...

    By Anonymous Anônimo, at 6:21 AM  

  • Não sou contra essas instituições, talvez isso não tenha ficado claro no meu coments aí em cima. Eu só questionei o papel delas como agentes transformadores da realidade.

    By Blogger wlmansur, at 7:25 AM  

  • "Falar assim de forma inconsequente não ajuda pra reflexão, muito pelo contrário afasta as pessoas cada vez mais dela, e isso auxilia para que o pacto da mediocridade política continue"

    Não, não afasta. Antigamente, poucas pessoas faziam analogias entre copa e política. Hoje, muitas pessoas ja percebem que o mundo não precisa parar por causa da copa. Há uma inversão de pensamentos sim. É logico que a maioria esta nesse frenesi sem sentindo. E outra: não estamos falando de forma "inconsequente". Algum de vocês leram a matéria que a Gabriela postou ou so vieram aqui para pregar aquilo que o martinuzzo disse em sala de aula?

    "Não tem nada a ver com a política que remonta a Grécia Antiga, e que nunca foi criada para servir o capital - ele é que se apropriou-, e sim para, segundo Aristóteles, construir o bem comum, a partir do consenso dos homens de bem, estabelecido por meio do debate. Ele também definiu que todos os homens são seres POLÍTICOS, pois vivem em sociedade..."

    Meu Deus digo eu. Em que mundo vocês vivem? É logico que a política não foi criada para servir ao capital. Mas agora me digam, o que é a política nos dias de HOJE? Sem sofismos e citações, por favor! Quero que me digam como a sociedade atual vai construir o bem comum com esse modelo de política? Sim, a política esta "estruturada" para servir ao capital. Pode nao ter sido essa a ideia de Aristotéles, mas com certeza é a ideia daqueles que estão no poder HOJE. Então, qual o nosso papel na política de HOJE?


    NOVAMENTE PERGUNTO: ALGUÉM LEU A MATÉRIA?

    Depois quem generaliza somos nós...

    By Blogger geração prozac, at 10:18 AM  

  • Tem pessoas que passam a vida toda acreditando que tem opinião e qualificação para debates so porque sambem citar Foucalt e indicar livros aos outros...


    Piada. Depois não sabem porque tantos "intectuais engajados" nunca conseguiram mudar uma palha nesse mundo.

    By Blogger geração prozac, at 10:20 AM  

  • errata
    sambem = sabem

    By Blogger geração prozac, at 10:21 AM  

  • Oi, vi seu endereço no fórum da comunidade do Blogspot
    Vc gostaria de ter um template personalizado?
    Eu sei fazer e não cobro nada. Faço por hobby mesmo.
    Só entrar lá no meu site Eliane.com
    http://elianedesinger.blogspot.com/
    Tenho tudo explicadinho o que deve me enviar.
    Meu email é templately@yahoo.com.br
    E meu perfil no orkut:
    http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=5900975957402536037
    Enfim, bom blogger! rs
    Li

    By Blogger Eliane, at 4:47 AM  

  • Porque essa aversão as citações, denominando-as como sofismos. Nos prevalecemos desse tipo de alternativa discursiva para embasar aquilo que acreditamos, isso é muito corriqueiro no meio acadêmico.
    É claro que o Estado está a serviço do Capital, o modelo que temos hoje é o Neoliberal, mas a tentativa aqui foi apenas de dizer, que esses não são políticos de verdade, que essa não é a política, isso tudo como uma forma de contribuição para que esse mecanismo seja valorizado, e para que a população tenha outras fontes como referência. É preciso que exista uma valoriazação da política, principalmente nesses momentos de crise.
    O ponto é o seguinte, numa sociedade onde as pessoas tem avançado nesse sentido de participação, de consciência política, mas que ainda é um processo muito incipiente, é complicado se dizer que eles são todos iguais, todos corruptos, pois isso já paira no imaginário dessas pessoas, eu vejo que nosso papel deveria ser o de apontar referências nesse meio, mesmo estes quase não existindo, ou então apontar os corruptos dizer o nome deles, para que as pessoas possam possam conhece-lo assim.
    Talvez o público que lê nossos blogs seja politizado e entenda essas demandas, ao contrário da maior parte da população que nunca faz esses debates.
    Eu posso citar um exemplo de uma pesquisa que eu ajudei a realizar na Serra, um questionário sobre política, mais da metade da população não discute política no seu dia-a-dia, digo essa política a qual estamos discutindo aqui, essa clássica...

    By Blogger wlmansur, at 6:31 AM  

  • Oni,

    Acho que a generalização da Gaby pode até ser usado para o senso-comum, mas não nesse caso.

    Entenda, a Gabriela postou uma reportagem sobre a política na ALEMANHA. Uma país desenvolvido e com menos problemas sociais com o nosso, com certeza. Um país que é lider da União Europeia, que ja deixou a Inglaterra comendo poeira faz tempo.
    Um país que é lider do continente mais "desenvolvido" do mundo.

    Não estamos falando de Brasil ,nem de congresso nacional...porque isso que repito: ALGUEM LEU A MATÉRIA?

    O post é claro para quem leu: não importa o país, ainda há politicos no poder preocupados apenas com a logica do capital, se aproveitando inclusive da copa do mundo.

    Muitos dizem que os brasileiros ficam alienados na copa, mas nos sabemos que essa alienação dura 365 dias. Mas alguem aqui duvida que nas televisões alemãs, francesas ou ingleses, países onde a a população debate sobre política desde sempre, a pauta prioritária seja a copa do mundo?

    Alguem duvida que se a Alemanha ganhar a copa, mais medidas polêmicas serão aprovadas sem a população se manifestar?


    Anyway...

    By Blogger geração prozac, at 8:55 AM  

  • "É... POLÍTICO é POLÍTICO em qualquer lugar e em qualquer língua!" ou "não importa o país, AINDA HÁ POLÍTICOS no poder preocupados apenas com a logica do capital, se aproveitando inclusive da copa do mundo."
    Agora ficou claro, obrigada...

    By Blogger tatycomunica, at 9:34 AM  

  • De nada.

    By Blogger geração prozac, at 10:59 AM  

  • Primeiramente me sinto duplamente agredido nesse debate.

    "so vieram aqui para pregar aquilo que o martinuzzo disse em sala de aula?"

    "Tem pessoas que passam a vida toda acreditando que tem opinião e qualificação para debates so porque sambem citar Foucalt e indicar livros aos outros..."

    po gente fala serio. Os politicos ja ladroes q vcs tanto falam ja leram mtas coisas dessas.. ali nao sao tem bobo nao... bobos somos nós
    pra combate-los é preciso muuuuuuito mais do q boa vontade, é preciso entender o mundo, as praticas politicas, é preciso ter inteligencia

    esses autores trazem grande aulificaçao ao debate. Podemos falar o q eles escreveram e nem citar quem foi q escreveu. Nao seria justo tomarmos para nós o q nao é de nossa criaçao, alem do que mtas vezes ouço o pensamento de um autor e qaundo gosto procuro saber mais, me aprofundar, etc
    pelo q conheço das duas pessoas tenho certeza de q nao sao dessas q vcs dizem... talvez vcs mesmo saibam mas falaram num momento de descontrole

    qnto aos discipulos de martinuzzo, nao somos bem nós... tem mta gente q da um control c control v no discurso dele e vai espalhando, sem senso critico nem nada... verdadeiros pregadores mesmo. Só q ninguem ve isso virar pratica. É foda.
    ah antes de qq coisa, nao estou me referindo a vcs, por favor

    By Blogger Vitor Taveira, at 8:33 PM  

  • po gente
    mas na moral depois do fracasso do pt aumentou ainda mais esse descredito da politica, eu tb fico meio desanimado assim

    mas simplesmente desqualificar nao ajuda em nada na minha opiniao. E os projetos de lei dos nossos deputado serios? cade? alguem procurou?

    nao, pq hj o q ta na moda é falar mal dos politicos q nós colocamos lá. Só agente pode mudar essa merda. E outra, a palvra POLÍTICA nao pode ser monopolizado por essa parte que é só a ponta do iceberg, q é a politica institucionalizada

    agir politicamente vai mto alem de votar, tem q ta no nosso dia-a-dia, nas discussoes, nas manifestaçoes, no ajudar o colega (ou companheiro se preferirem..rsrs) a contruir um projeto melhor seja no pais, na cidade, na escola, na comunidade, no seu c.a. ou d.a. Enfim. Não podemos fugir e entregar tudo a eles. O que o neoliberalismo quer é isso: o estado só pra garantir a segurança e a propriedade privada. Quer que nos tornemos reféns do capital. E seremos executado, pq não teremos dinheiro pra pagar fiança, a grana ta toda na mao deles, os sequestradores...

    By Blogger Vitor Taveira, at 8:43 PM  

  • Vitor

    Primeiro: Não se sinta ofendido. O tiro não foi no escuro, teve endereço certo.
    A pessoa sabe que foi para ela.

    Não sou contra citações. Mas sou contra sim de uma pessoa se "apropiar" do discurso da outra numa clara demostração de falta de opinião propria ou no tipico caso de "maria-vai-com-as-outras". Algo assim: "nossa, platão disse isso? Então ta certo,né"


    Ficar citando filosofos é lindo. Mas na hora que eu pedi para exemplificarem, colocarem a questão no contesto ATUAL, não fizeram...E pior, em MENHUM momento debateram o MATÉRIA, que so para variar, não tem NADA HAVER COM A POLÍTICA BRASILEIRA.


    Anyway...again...

    By Blogger geração prozac, at 10:19 PM  

  • Errata:
    contesto = contexto
    menhum = nenhum

    By Blogger geração prozac, at 10:21 PM  

  • Esclarecendo:

    "pelo q conheço das duas pessoas tenho certeza de q nao sao dessas q vcs dizem... talvez vcs mesmo saibam mas falaram num momento de descontrole"

    Eu também conheço as pessas em questão. Em nenhum momento partimos para o ataque pessoal. Mas não aceito críticas sem fundamentos, so por críticar. Tenho acompanhado as "críticas" em outros blogs. É sempre a mesma coisa: pouco diálogo , e muitas "verdades". É como se essas pessoas tivessem do lado de fora, apontando os erros dos outros.

    Existem formas melhores de se debater. O orkut, por exemplo, me mostrou isso.

    E eu so escrevi isso em resposta a uma clara provocação (involuntária ou não).

    By Blogger geração prozac, at 10:33 PM  

  • Isso aqui pra mim não eh debate, quando eu quiser brincar de clichês, de generalizações, de achismos, de senso comum, eu procuro vocês, blz? Já que o discurso acadêmico não serve, que o embasamento teórico pra vcs remete a falta de opinião...tenho até medo de falar com esses "iluminados" que já nasceram com sua personalidade pronta, cristalizada, que sua sabedoria é um princípio genético, e não uma construção histórico-humana...

    By Blogger wlmansur, at 2:33 PM  

  • Otimo

    Vocês ficam com os seus clichês sobre policiais de um lado, nos ficamos com os clichês sobre políticos do outro.

    E todos viveram felizes para sempre!

    By Blogger geração prozac, at 3:43 PM  

  • Clichês sobre policiais?
    Michel Foucault, Luís Eduardo Soares, Nilo Odália, Marilena Chauí, Chevitarese, Bertold Brecht, Antônio Gramsci, José Antônio Martinuzzo, Thimóteo Camacho, Caco Barcellos, Marco Aurélio Nogueira, Aristóteles, Pedrinho Guareschi...
    Esses são os "clicheristas" que utilizamos para respaldar o nosso blog. E vocês, quais são mesmo?

    By Blogger tatycomunica, at 4:16 PM  

  • Nossa, desrepeitar o blog dos colegas policiais com agressões gratuitas e odio besta, baseado em Caco Barcellos, é muito chique, heim? To morrendo de inveja...

    By Blogger geração prozac, at 4:21 PM  

  • "José Antônio Martinuzzo"!!!!!!
    esse sim é um filosofo!kkkkkk
    contra esse messias nao tem o q se debater mais!
    argumentos irrefutaveis!kkkkkkk

    By Blogger geração prozac, at 4:28 PM  

  • hmm...
    me retiro desde já desse debate
    está descambando para questões pessoais...

    aguardo um novo posts, novas polemicas e discussoes

    By Blogger Vitor Taveira, at 6:16 PM  

  • Booooooa!!!!!!!!!!!
    Gabi

    By Blogger geração prozac, at 8:25 AM  

  • Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
    »

    By Anonymous Anônimo, at 3:32 PM  

  • I find some information here.

    By Anonymous Anônimo, at 5:11 AM  

Postar um comentário

<< Home